quinta-feira, 23 de junho de 2011

PLANO DE AULA SOBRE PRECONCEITO E BULLYING

PRECONCEITO E BULLYING
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Ética
Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial
Ética
Diálogo
Ensino Fundamental Inicial
Ética
Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial
Ética
Justiça

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.    Conceituar e diferenciar os termos preconceito e bullying.
2.    Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e de bullying  no contexto escolar.
3.    Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e de bullying geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.    
4.    Perceber que a coletividade é importante para um bom convívio social e que as formas de preconceito e de exclusão prejudicam esse convívio.


Justificativa
Percebemos uma situação peculiar acontecer, principalmente, nas nossas escolas, onde o preconceito gera uma forme de violência muito grave, o bullying. É o que tenho observado acontecer com alunos do 5º ano, onde são os responsáveis em discriminar e disseminar o bullyinga na escola.

Duração das atividades
Quatro a cinco aulas de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos já tenham discutido ideias e exemplos referentes à atitudes preconceituosas ocorridas em diferentes contextos sociais.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: Dando início à aula, o professor deverá anunciar aos alunos que irão trabalhar com temas polêmicos, mas muito presentes em várias situações do dia a dia e que ocorrem em diferentes espaços sociais: o preconceito e o bullying. Para isto, primeiramente, o Para isto, primeiramente, o professor apresentará duas palavras no quadro: PRECONCEITO e BULLYING, formando duas colunas.
Em seguida, entregará para alguns alunos fichas contendo afirmações relacionadas aos temas, misturadas aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha recebida e, juntamente com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao mesmo tempo, justificando-as. Neste momento, deverão contar também com a mediação do professor.   
Sugestão de afirmações relativas ao tema Preconceito:   
“É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou ‘estranhos’. As formas mais comuns são relacionadas aos aspectos: social, racial e sexual”.   
“Refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro,  baseadas mais em rumores do que em provas claras, em opiniões que resistem à mudança mesmo face a novas informações”.   
“De modo geral, o seu ponto de partida é uma generalização superficial, como por exemplo: ‘todos os norte-americanos são arrogantes’, ‘homem que é homem não chora’, 'todas as mulheres loiras são burras', 'toda mulher dirige mal'..   
“Refere-se a não aceitação das diferenças”.   
“Observação de características comuns a um grupo de forma agressiva ou discriminatória”.   
“É uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.”
“Leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.”
“É uma generalização superficial, chamada ‘estereótipo’.”
Sugestão de afirmações relativas ao tema Bullying:   
 “Se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
“Ameaça. Tirania.”
 “Opressão. Intimidação.”
“Humilhação. Maltrato.”
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo."
“Pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.”
“O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.”
“Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.”
“Chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.”
Para ambos os termos:   
“A forma como as sociedades foram se formando e se estruturando contribuíram para a sua criação e manutenção”.  
“Pode ser provocado por indivíduos e por instituições”.  
“Pode ocorrer no espaço virtual”

http://www.nomegratis.com/pesquisa-sobre-preconceito-e-discriminao.html  “Pesquisa sobre preconceito e discriminação”    

 2ª ATIVIDADE: 
Assistir com os alunos uma apresentação em Power Point do livro:
KLEIN, Cristina. Bullying na Escola – Também Quero Brincar! Blu Editora. 2011.
Após realizar comentários referente ao livro introduzindo à realidade da escola.

3ª ATIVIDADE:
Desenvolver um questionário com os(as) alunos(a):
1 – O que você gosta em você?
2 – O que você acha que os outros gostam em você?
3 – O que você não gosta em você?
4 – O que você acha que os outros não gostam em você? Isso é um “defeito”ou somente uma característica sua como ser humano?
5 – Você já foi excluído ou ofendido por alguém ou por um grupo devido a essa sua característica humana? Se não, como você se sentiria se fosse excluído ou ofendido por causa dessa sua característica humana?

Fazer leitura das respostas e comentários.

4ª ATIVIDADE:
Neste momento o professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo “Pesquisa revela ambiente de preconceito em escolas”, acessando o sítio
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000131/md.0000003592.jpg
Dando continuidade, o professor solicitará aos alunos que comentem as situações  apresentadas no vídeo e que, em seguida, identifiquem exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias vivenciadas na sala de aula e em outros espaços da escola, analisando-as como positivas ou negativas. Neste sentido, deverão refletir criticamente sobre os prejuízos que condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.
Prosseguindo, professor e alunos deverão elaborar uma síntese sobre a temática desenvolvida na aula, tendo como referência as discussões realizadas, os exemplos analisados e as informações obtidas por meio dos vídeos.   
4ª ATIVIDADE: 
Distribuir a turma em 6 grupos. Com um pedaço de papel para cada grupo, onde desenharão, predeterminado, uma parte do corpo humano e recortarão. Após, na sala, montar o boneco, fazendo os questionamentos a seguir:
  1. O desenho foi feito com amor e cuidado ou de qualquer jeito?
  2. Mesmo fazendo com cuidado e amor, o boneco ficou perfeito?
  3. Mesmo nossas famílias nos terem criado com amor e cuidados, ficamos perfeitos?
  4. Relacionar o ser humano com o boneco
Para finalizar, cada um desenhará ou escreverá, dentro do boneco, o que entendeu sobre o preconceito e o bullying.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: conceituar e diferenciar os termos preconceito e bullying; identificar e analisar de forma crítica exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar; reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal; socializar o trabalho desenvolvido em relação à temática proposta com outros professores e colegas da escola.   



2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho, vou utilizar em meu estágio!

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  2. Muito obrigada. Faz tempo que o elaborei, pode ser melhorado, mas fica a sugestão.

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